Sobre Nós

O Conservatório de Caldas da Rainha (CCR) é uma escola que se dedica ao ensino especializado da Música, dirigida a todos os alunos que desejem, quer numa perspectiva vocacional quer simplesmente num complemento formativo, o desenvolvimento das suas capacidades musicais, tendo sempre em vista os dois aspectos fundamentais de qualquer ensino artístico: a noção de prazer e a noção de trabalho.

Sucedendo a uma escola particular denominada “Loja da Música” (1991/95) posteriormente “Lugar da Música” (1995/97), o actual Conservatório de Caldas da Rainha iniciou o seu funcionamento com paralelismo pedagógico no ano lectivo 1997/1998. No ano lectivo de 2008/2009 o mérito e a qualidade do trabalho desenvolvido pelo CCR foram reconhecidos pelo Ministério da Educação, tendo-lhe sido atribuída Autonomia Pedagógica. Desde a sua fundação em franco crescimento, conta actualmente com um pólo na cidade do Bombarral, e um corpo docente constituído por cerca de 50 professores e aproximadamente 450 alunos.

Sendo um espaço dedicado à arte musical, pode-se afirmar que o Conservatório de Caldas da Rainha ocupa hoje um lugar de destaque na vida musical e cultural da Cidade e da Região. Privilegiando o envolvimento não só com a Cidade mas também com outros agentes musicais, leva a cabo, desde a sua fundação, um variadíssimo leque de actividades e iniciativas. Disso são exemplos os "Concertos de Primavera" (1ª edição em Março de 1999), Concerto Anual de Professores, o Curso de Verão Jovens Músicos de Caldas da Rainha (1ª edição em Julho de 1996), os muitos workshopscursos e masterclasses orientados por músicos de prestígio como Bernardo Sassetti, Perico Sambeat, José Salgueiro ou Armindo Neves, bem como a enorme quantidade de concertos promovidos em colaboração com entidades e associações locais. De destacar, desde 2005, o projecto que veio englobar num só evento o Festival de Música e o Curso de Verão Jovens Músicos, tornando-se o Festival de Verão mais importante da região Oeste. Refira-se igualmente o Coro Infantil de Caldas da Rainha(desde 2003), um projecto desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal e aberto a todas as crianças do concelho, e o desenvolvimento da classe de Música na Primeira Infância.