Cursos

 

Curso Iniciação

Curso Secundário

Música na Primeira Infância

Curso Básico

Curso Livre

 
 


Curso Iniciação

O Curso de Iniciação Musical destina-se a alunos que estejam a frequentar o 1.º ciclo do ensino básico, dos 6 aos 10 anos que pretendam obter uma formação musical, instrumental e de conjunto

Neste curso desenvolve-se a coordenação motora, memória, conceito de abstrato, lateralidade, concentração, criatividade e responsabilidade das crianças. 

A criança tomará contacto com a linguagem musical e notação musical convencional e com um instrumento. Será progressivamente capaz de identificar, reproduzir, produzir e ler frases rítmicas e melódicas; identificar visual e auditivamente variações de andamentos, dinâmicas e fraseados; identificar o timbre de vários instrumentos e a estrutura/forma de um trecho musical, realizar leituras solfejadas em clave de sol, clave de fá e pauta dupla; ler e escrever frases melódicas; acompanhar melodias com instrumentos orff e percussão corporal; tomar consciência corporal através de coreografias e pequenas dramatizações; criar e regista pequenas composições em notação musical convencional.        

Na disciplina de coro, as crianças desenvolvem a sua capacidade e domínio vocal, nomeadamente aprendendo a controlar a respiração, a afinação num contexto uníssono e em polifonia a duas vozes, trabalhando, paralelamente, a articulação e dicção, postura e expressão vocal e corporal. Adquire ainda e aplica o vocabulário específico da música/do canto

Carga horária:

Instrumento - 45 minutos (aula com dois alunos)             
Iniciação Musical - 45 minutos (aula coletiva)   
Coro - 45 minutos (aula coletiva) (opcional)

 

O plano de estudos do curso de iniciação musical é regulamentado pela Portaria nº 225/2012, de 30 de Julho.

 
 


Curso Básico

Destinado aos alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico este regime de frequência é gratuito mediante o número de vagas existentes financiadas pelo Orçamento de Estado. 

Os alunos têm um plano de estudos próprio, articulado entre a Escola do Ensino Regular e o Conservatório. Os programas deste curso estabelecem os fundamentos da formação musical e do domínio de um instrumento e o desenvolvimento da prática em música de conjunto. Este curso promove a compreensão dos conceitos da música nos diferentes aspetos técnicos e científicos e práticos, procura desenvolver atitudes analíticas e criativas musicais e a aquisição do domínio de um instrumento. Pode ser frequentado nos seguintes regimes:

a) Curso Básico de Música em Regime Articulado

Dirigido a alunos que pretendem frequentar o Curso Básico de Música, em articulação com a Escola do ensino regular. As mensalidades serão gratuitas, se as vagas assim o permitirem, através do financiamento do Ministério da Educação. Após essas vagas preenchidas poderão frequentar em regime articulado autofinanciado.

O Curso Básico de Música tem um plano de estudos próprio e os candidatos estão sujeitos a uma prova de seleção para as vagas financiadas existentes.

O CCR tem protocolo ativo de articulação com os seguintes agrupamentos escolares:
- Agrupamento de Escolas D. João II, Caldas da Rainha;
Agrupamento de Escolas Raúl Proença, Caldas da Rainha;
- Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha;
Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, Bombarral;
Agrupamento de Escolas do Cadaval, Cadaval.

 

Plano de Estudos:

Instrumento: 45 minutos aula individual
Formação Musical: 90 minutos
Classe de Conjunto: 90 minutos
- Complemento à formação musical (5º e 6º ano) ou classe de conjunto (7º, 8º e 9º ano): 45 minutos

 

b) Curso Básico de Música em Regime Supletivo

Dirigido a qualquer aluno que queira frequentar a CCR e obter certificações a nível oficial e que não satisfaçam as especificidades do regime articulado.

Para frequentar o regime supletivo os alunos têm que estar matriculados no 2º ou 3º ciclo do ensino básico, em qualquer escola do ensino regular.

Neste regime de frequência os alunos acumulam as disciplinas do conservatório (mesma carga horária que o regime articulado) com o plano curricular da escola regular.

Legislação aplicável:  Portaria 225/2012, de 30 de Julho

 
 


Curso Secundário

Os Cursos Artísticos Especializados de nível Secundário de Música, indicados para os alunos pretendem formação específica nesta área e que procuram desenvolver as suas aptidões artísticas; para aqueles que pretendem uma formação de excelência que viabilize uma profissão neste ramo artístico; ou para quem ambiciona aceder a uma formação de nível superior no domínio da Música.

O CCR ministra o Curso Secundário de Música na variante de Instrumento.

Curso Secundário em Regime Articulado

Plano de Estudos

Componentes de Formação Geral:
Português (180 min.); Língua Estrangeira (150 min.); Filosofia (150 min.); Educação Física (150 min.);
Componentes de Formação Científica:
História da Cultura e das Artes (135 min.); Formação Musical (90 min.); Análise e Técnicas de Composição (135 min.).
Componentes de Formação Técnica-Artística:
Instrumento (90 min.); Classes de Conjunto (135 min.) + (45min.); Disciplina de Opção (apenas no 11º e 12º ano) (45 min.): Baixo Contínuo/ Acompanhamento e Improvisação/ Instrumento de Tecla;

Curso Secundário em Regime Supletivo

Plano de Estudos

Componentes de Formação Científica:
Formação Musical (90 min); Análise e Técnicas de Composição (135 min); História da Cultura e das Artes (135 min);
Componentes de Formação Técnica-Artística: Curso de Instrumento:
Instrumento (45 min); Classes de Conjunto (135 min);

Legislação aplicável: Portaria 243-B/2012, (de 13 de Agosto)

 
 
jovens3.jpg


Curso Livre

Estes cursos seguem programas próprios, elaborados à medida dos gostos e necessidades de cada aluno. Não estão sujeitos a regime de faltas, e não conferem qualquer tipo de habilitação académica. Incluem a frequência de 2 disciplinas, Formação Musical e Instrumento.

Podem ser frequentadas aulas de qualquer um dos instrumentos lecionados nos cursos oficiais do CCR e acrescem ainda para os cursos livres: guitarra elétrica, baixo elétrico, piano jazz, canto jazz e técnica vocal.

Existem várias alternativas de inscrição adaptadas à vontade e disponibilidade de cada aluno, sempre com a garantia de qualidade que uma escola de ensino especializado da música pode fornecer.

O CCR apresenta também com “pacotes de aulas”. Estes são especialmente adaptados para quem quer apenas experimentar e/ou progredir no estudo do instrumento e conhecimentos musicais, através de um número pré-determinado de aulas com objetivos específicos.

Para os Cursos livres o limite de idade é dos 10 aos 99 anos.

Curso de Jazz

O Curso de Jazz está inserido nos Cursos Livres, pois ainda não é reconhecido oficialmente pelo Ministério da Educação. Engloba as disciplinas de Formação Musical Jazz e de Instrumento, havendo ainda a possibilidade de integrar o Coro Jazz e o Combo Jazz.

 
 


Música Na Primeira Infância

 

O principal objetivo da Música na Primeira Infância é estimular o desenvolvimento das aptidões inatas proporcionando vivências musicais felizes.

Através de ambientes diversos e recorrendo à interdisciplinaridade da música na relação com as outras artes, estas aulas contribuem para a cultura artística da criança e proporcionam o desenvolvimento das suas aptidões rítmicas e melódicas, da consciência corporal, da coordenação motora básica e do movimento como forma de expressão, além de serem um momento privilegiado para o desenvolvimento da sociabilidade, da gestão das emoções e da formação de valores.

Propõe-se, a nível psico-motor, desenvolver a capacidade motora, nomeadamente as noções de lateralidade, de postura, equilíbrio, e a rapidez; a nível afetivo, auxiliar o enriquecimento do sentido estético e desenvolvimento das capacidades artísticas, estimulando a vontade de imaginar e criar; a nível cognitivo, contribuir para o desenvolvimento global e harmonioso das capacidades intelectuais, estimulando a atenção, a memória, a compreensão e a concentração.

Os cursos de Música na Primeira Infância dividem-se em três etapas, de acordo com as idades dos destinatários:

- Música para Bebés: para crianças dos 0 aos 12 meses;
- Expressão Musical: para crianças dos 12 aos 36 meses;  
- Música e Movimento: para crianças entre os 4 e os 6 anos.

As aulas são lecionadas em turma, nas instalações do CCR ou nas instituições com protocolo com o CCR, e decorrem uma vez por semana, com a duração de 45 minutos.

music-818459_1920.jpg

Instrumentos

 
music-2084312_1920.jpg

Acordeão

Contrabaixo de Cordas

Guitarra Acústica

Oboé*

Saxofone

Trompa*

Violino

Bateria

Fagote

Guitarra Clássica

Percussão

Teclado

Trompete

Violoncelo

music-594275_1920.jpg

Canto Jazz

flute-2245041_1920.jpg

Flauta de Biesel

Guitarra Elétrica

Piano

Técnica Vocal

Tuba*

Clarinete

Flauta Transversal

Guitarra Portuguesa*

Piano Jazz

Trombone

Viola D'Arco*



Disciplinas

 
coro

Coro (Jazz, Infantil, Câmara e Geral)

hm

História da Música

musicoterapia

Musicoterapia*

ensemble

Ensemble                           (por naipe)

orquestra

Orquestra

musicaparabebes

Música para Bebés

atc

Análise e Técnicas de Composição

expressaomusical

Expressão Musical

musicamovimento

Música em Movimento

combojazz

Combo Jazz

fm

Formação Musical

Coros, Ensembles, Orquestras e Combos CCR:

·      Coro de Câmara
·      Coro Jazz
·      Combo Jazz
·      Ensemble de Metais, Caldas da Rainha e Bombarral
·      Ensemble de Cordas, Caldas da Rainha e Bombarral
·      Ensemble de Percussão, Caldas da Rainha e Bombarral
·      Orquestra de Guitarras, Caldas da Rainha e Bombarral
·      Orquestra Sinfónica
·      Orquestra de Sopros
·      Orquestra OMFR