Curso Básico

Destinado aos alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico este regime de frequência é gratuito mediante o número de vagas existentes financiadas pelo Orçamento de Estado. 

Os alunos têm um plano de estudos próprio, articulado entre a Escola do Ensino Regular e o Conservatório. Os programas deste curso estabelecem os fundamentos da formação musical e do domínio de um instrumento e o desenvolvimento da prática em música de conjunto. Este curso promove a compreensão dos conceitos da música nos diferentes aspetos técnicos e científicos e práticos, procura desenvolver atitudes analíticas e criativas musicais e a aquisição do domínio de um instrumento. Pode ser frequentado nos seguintes regimes:

a) Curso Básico de Música em Regime Articulado

Dirigido a alunos que pretendem frequentar o Curso Básico de Música, em articulação com a Escola do ensino regular. As mensalidades serão gratuitas, se as vagas assim o permitirem, através do financiamento do Ministério da Educação. Após essas vagas preenchidas poderão frequentar em regime articulado autofinanciado.

O Curso Básico de Música tem um plano de estudos próprio e os candidatos estão sujeitos a uma prova de seleção para as vagas financiadas existentes.

O CCR tem protocolo ativo de articulação com os seguintes agrupamentos escolares:
- Agrupamento de Escolas D. João II, Caldas da Rainha;
Agrupamento de Escolas Raúl Proença, Caldas da Rainha;
- Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha;
Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, Bombarral;
Agrupamento de Escolas do Cadaval, Cadaval.

 

Plano de Estudos:

Instrumento: 45 minutos aula individual
Formação Musical: 90 minutos
Classe de Conjunto: 90 minutos
- Complemento à formação musical (5º e 6º ano) ou classe de conjunto (7º, 8º e 9º ano): 45 minutos

 

b) Curso Básico de Música em Regime Supletivo

Dirigido a qualquer aluno que queira frequentar a CCR e obter certificações a nível oficial e que não satisfaçam as especificidades do regime articulado.

Para frequentar o regime supletivo os alunos têm que estar matriculados no 2º ou 3º ciclo do ensino básico, em qualquer escola do ensino regular.

Neste regime de frequência os alunos acumulam as disciplinas do conservatório (mesma carga horária que o regime articulado) com o plano curricular da escola regular.

Legislação aplicável:  Portaria 225/2012, de 30 de Julho